Resenha - E de Extermínio

domingo, 27 de março de 2016
Título: E de extermínio
Autor(a): Cirilo S. Lemos
Número de páginas: 248
Editora: Draco


SINOPSE: Jerônimo, o pai, matador profissional que conta com a ajuda de uma Santa. Deuteronômio, o primogênito, tem sede de aventuras e não se importa com manchas de sangue e óleo. Levítico, o caçula, cuja imaginação fantasiosa pode conter as sementes da ordem ou do caos. E Irmã Célia, a madrasta, que tenta manter todos unidos com suas mandingas em nome de Deus. Este é um Brasil alternativo onde o Império avançou até a primeira metade do século XX tropeçando nas próprias pernas. Quando a saúde do Imperador falha, surge a chance que os americanos precisavam para apoiar o movimento republicano. Mas os monarquistas não estão dispostos a ceder e contarão com a ajuda interesseira da União Soviética. Enquanto isso, decidido a ser um bom exemplo para os filhos, Jerônimo entende que a hora de se aposentar finalmente chegou. Mas quando seu último trabalho põe a família inteira em perigo, ele percebe que a única forma de garantir a paz é travando outra guerra. E outra. E outra. Em um ciclo que parece não ter fim.


Por: Brenda Sousa

"- Promessa não tem valor sem a intenção de cumprir." 
E de Extermínio, Cirilo S. Lemos

E de Extermínio é um livro que retrata momentos históricos, com uma pitada de novidades, tecnologia e surrealidades interessantes. Nesta história temos reflexões sobre o período da guerra, as ações americanas e alemãs no nosso território, sobre as muitas mortes e até mesmo a influência da religião nisso tudo. São guerras atrás de guerras, tudo pelo poder, passando por cima de quem vier pela frente. 

O nosso personagem principal, Jerônimo, é um matador profissional que nos seus tempos iniciais levava o filho mais velho, Nômio, para as suas atividades em campo. O garoto nunca teve medo e sempre curtiu a aventura, mas com o passar dos anos a situação do país foi piorando e, mesmo com a aposentadoria do pai, os riscos e o desespero não parariam por aí. Seu irmão mais novo, Levítico, é sequestrado e levado por pessoas que buscam controlar o país e mandar no povo inocente que acredita que pode ser salvo de um conflito mundial muito maior do que o Brasil. 

"- [...] Mas qualquer um com o coração falso o suficiente pode fingir humildade." 
E de Extermínio, Cirilo S. Lemos

Eu fiquei um pouco confusa com a história. Não sei ao certo se é porque não me liguei tanto nas referências aos acontecimentos históricos, apesar de ter notado algumas semelhanças, ou se foi mesmo a dinâmica de escrita do livro que me enrolou um pouco a cabeça. O livro é dividido em algumas partes e isso me deixou meio perdida, também. Comecei a entender melhor a história mais na parte três, e foi aí que me interessei mais. Não foi uma história que me prendeu verdadeiramente. Posso dizer que é um livro incrível para quem curte história e se empolga com temas assim, porém que, pela sinopse, fantasiei um pouco e esperava algo diferente. 

De qualquer forma, para quem curte esse gênero fica a indicação de um livro que fala dos primórdios do nosso país e dá uma pitada de novidade e desespero (a mais) em tudo isso! Para conhecer melhor é só clicar AQUI! O livro impresso está em pré-venda, envios previstos a partir de 14/04/2015. 






8 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

8 comentários:

  1. Quando vi o título e a capa pensei que fosse outro tipo de história, algo mais como uma história de quadrinhos. Fiquei curioso em relação ao tema, deve ser interessante.

    Abraços!
    Uma Leitura Qualquer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para algumas pessoas vai ser ainda mais interessante mesmo! :D

      Beijos

      Excluir
  2. Oiii

    Fiquei com medo de acabar confusa tb com a leitura, mas achei a premissa interessante. Vou arriscar.
    Beijos!

    ;)

    Cintia
    http://www.devaneiosdeumacindy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha curtido e arriscado. Precisamos ter nossas opiniões, porque os gostos são bem diferentes mesmo. Espero que curta!

      Beijos

      Excluir

 
© Postando Trechos, VERSION: 02 - Dentro do céu - Agosto/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo