Resenha - Quando a selva sussura

domingo, 3 de abril de 2016
Título: Quando a selva sussura
Autor(a): Diversos
Número de páginas: 184
Editora: Lendari



SINOPSE: Muito antes do homem, há o mistério. Em meio à imensidão das florestas, existe algo que vai além dos rios, igapós e das barrancas de terras caídas. Uma chave que brilha em verde-esmeralda e que guarda a entrada da origem de tudo: da copa intransponível das árvores, que quase não permite que o solo úmido veja a luz do Sol, a todo ser vivente que caminha furtivamente pelos meandros dos segredos. Há quem adentre a selva sem pedir permissão e nunca mais retorne. Há quem desista de encará-la quando os ventos trazem o canto invisível do Uirapuru, os passos do Mapinguari ouvidos de muito longe ou mesmo as vozes sem face que sussurram sem dizer uma palavra. E há quem nada saiba sobre ela.


Por: Brenda Sousa

"Um mito não é uma mentira, nem uma mortificante verdade literal. É o nada que abrange tudo, nossa explicação de mundo." 
Quando a selva sussura (Conto Iauaretê) - Virgínia Allan

"Quando a selva sussurra" é um livro recheado de contos amazônicos escritos por diferentes autores. Quando a Editora Lendari ofereceu o exemplar para leitura, eu achei muito interessante, por dois motivos: é muito diferente do que tenho costume de ler e é um livro genuinamente brasileiro. Esses contos são todos baseados em lendas contadas na região e uma das coisas mais interessantes foi ver que várias lendas aparecem em contos diferentes e sob perspectivas diferentes. Me senti como parte de uma rodinha de familiares, com os mais velhos contando histórias e lendas do passado.


O livro contém 22 contos, dentre os quais alguns dos que mais gostei foram: Dízimo, Filhos de Boto, O mistério dos corpos rasgados e A casa 26. Vamos conhecer um pouco sobre cada um? Não dá para falar muita coisa, pois são histórias curtas, então, para não perder a emoção, darei as minhas impressões sobre cada um.

DÍZIMO
É um conto forte, que envolve pai e filhos. Senti um arrepio na espinha com o final e ficou no ar aquela atmosfera de suspense. Gostei da sensação de surpresa no final, apesar de ter ficado imaginando porque aquilo estava acontecendo.

FILHOS DE BOTO
Se eu falei que "Dízimo" foi um conto pesado, aqui temos um ainda mais forte. O que eu gostei na história foi a forma como a finalização foi feita como metáfora, a meu ver, mas é uma história que trata de um assunto forte e que vai muito além de lendas de qualquer localidade.

O MISTÉRIO DOS CORPOS RASGADOS
Adoro quando eu leio algo e penso: "esse personagem é muito suspeito" e estou certa. hahahah Foi o que aconteceu com este conto, com um personagem conhecido não somente de lendas amazônicas mas, acredito eu, do folclore nacional.


A CASA 26
Esse conto me deu arrepios por algum tempo depois que terminei. Já fiquei um pouco desesperada com coisas acontecendo sem ninguém na casa no meio da história e o final me deixou até meio receosa de ir dormir sozinha. hahaha (#dramática). É um conto muito interessante na atmosfera de terror e suspense.


Eu falei desses contos, mas existem outros bem mais leves e de gêneros diferentes, para todos os gostos. Gostei bastante da maioria das histórias e da dinâmica rápida na qual elas acontecem. Há uma enorme variedade de personagens, com características genuinamente brasileiras, o que deixa o livro ainda mais gostoso de conhecer. Fica a dica aos leitores de contos!


Ahh! O livro trás ainda ilustrações exclusivas relacionadas a cada um dos contos, como essas abaixo: 
 

O livro está em pré-venda! Adquira o seu AQUI.






24 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

24 comentários:

  1. Achei bem legal esses contos serem com elementos brasileiros... O título não diz muito sobre isso.
    Adoro contos que me deixam com arrepio na espinha hahha
    Beijos
    Balaio de Babados
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São bem legais mesmo! *_* Eu também adoro! kkkkkk O único conto que já me atrevi a escrever, eu só fiz porque quando pensei na história me arrepiei! :P

      Beijos

      Excluir
  2. Oii, achei o livro bem legal! Gosto de livros com contos e gostei da sua forma de apresentá-los pra nós!

    Beijos,
    Natália

    www.doprefacioaoepilogo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha curtido!!
      Eu gostei bastante dos contos. :D

      Beijos

      Excluir
  3. É bom demais ver a literatura brasileira tendo cada vez mais espaço na blogosfera e, principalmente, ver que a qualidade está cada dia melhor!
    Fiquei super interessada pelo livro. A premissa é fantástica! Mistérios relacionados à lendas... sensacional!

    O Postando Trechos foi premiado pelo PPP no Prêmio Dardos!
    Para saber do que se trata, corre lá no blog!

    Beijos!
    Fabi Carvalhais
    Pausa Para Pitacos | Participe do TOP COMENTARISTA | Promoção PQ SIM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Acho isso muito bom, tem muita coisa boa na nossa literatura escondida por aí! Obaaa, fico muito feliz que tenha curtido!!

      Ohhhh, obrigada!!! *_* Já fui indicada por outros e em breve eu posto aqui também!

      Beijos

      Excluir
  4. Ahh eu adoro contos, são narrativas que fluem de maneira tao boa! Mas sou medrosa esse A casa 26 eu passo kkkkkk

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim, a maioria deles é bem gotoso. kkkkkk Melhor passar esse mesmo, então! :P

      Beijos

      Excluir
  5. Gosto bastante de contos, são tranquilos e fáceis de ler né.
    Esse livro parece ser ótimo e o melhor é que é brasileiro :)
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. É uma leitura rapidinha, geralmente. Isso! *-*

      Beijos

      Excluir
  6. Oi, tudo bem? Ainda não conhecia o livro, mas adorei conhecê-lo. Ele parece ser ótimo! <3

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie!

    Que bacana ter livros com elementos nacionais! É muito bom valorizar o nosso país!
    Não conhecia o livro, mas quem sabe algum dia eu não leia, não é?

    Beijos,
    Danny
    Participe do SORTEIO de Abril no Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é uma delícia acompanhar esses lançamentos tão originais!! Sim, sim, espero que leia!

      Beios

      Excluir
  8. Oi, adorei conhecer esse livro e o seu blog, ganhou mais uma leitora.

    Visite: http://carpediemmica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Nunca tinha ouvido falar do livro, acredita? Mas achei bem interessante! Fiquei com vontade de ler O Mistério dos Corpos Rasgados e A Casa 26, eu provavelmente ficaria morrendo de medo porque sou muito medrosa também, mas ao mesmo tempo adoro uma adrenalina hahahaha
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é bem novinho mesmo! Fico muito feliz que tenha curtido. hahahaha Sou dessas, mas leio assim mesmo! kkk

      Beeeeeijos!

      Excluir
  10. Oi, tudo bem?
    Que interessante esse livro, não conhecia.
    Essas ilustrações são lindas. Devem ser um ótimo complemento pra leitura :D
    Bj

    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. O ultimo livro que li que reúne contos foi um do Stephen King, preciso ler mais livros assim, hehe.

    Flor, uma dica: coloque uma nota nas suas resenhas (como por exemplo estrelas), acho que fica mais organizado assim =D

    Beijokas da Mylloka
    http://myllokasecret.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Tenho alguns do King aqui assim também, só não criei coragem para lê-los ainda. hahaha

      Sim sim, já pensei nisso e tentei organizar as estrelas uma vez, mas não deu certo. Tenho outras ideias e em breve coloco em prática. <3 Valeu pela dica!!

      Beijos! <333

      Excluir
  12. Oi, tudo bem?
    Olha, não conhecia esse livro, mas achei super interessante. Lendo o que você falou parece bom e fiquei com vontade de ler haha
    E é sempre bom dar valor para os nossos também, né?
    Bjs

    http://restauradordosnervos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obaaaa! hahahaa Fico feliz por isso. :P Sim, temos muita coisa boa desconhecida na nossa literatura...

      Beijos

      Excluir

 
© Postando Trechos, VERSION: 02 - Dentro do céu - Agosto/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo